Alguém já esteve no fundo do Lago Baikal?

Porque é que o Lago Baikal é tão profundo?

O Lago Baikal é tão profundo porque está localizado numa zona de fenda continental activa. A zona de fendas está a alargar-se a uma taxa de cerca de 1 polegada (2.5 cm) por ano. À medida que a fenda cresce, também cresce mais profundamente através da subsidência. Assim, o Lago Baikal poderia crescer mais e mais profundamente no futuro.

O que está errado com o Lago Baikal?

Lago Baikal, Rússia | WWF. Tão grande que é frequentemente confundido com um mar, o lago russo Baikal é o lago mais profundo e mais antigo do mundo, e o maior lago de água doce em volume. Famosa pelas suas águas cristalinas e vida selvagem única, o lago está sob ameaça de poluição, caça furtiva e desenvolvimento.

Porque é que o Lago Baikal é tão azul?

O Lago Baikal é considerado um dos corpos de água mais claros da Terra porque quando congela durante o Inverno, grandes fragmentos de gelo transparente formam-se na sua superfície, fazendo-o parecer turquesa.

Posso beber água do Lago Baikal?

Baikal é um dos poucos lagos do planeta em que, de acordo com as normas, é permitido levar água para beber a partir de reservatórios abertos. A água é extraída de camadas especiais do lago, que se encontravam à superfície do lago há centenas de anos, a partir de uma profundidade de 400m.

O que vive no fundo de um lago?

Os organismos que vivem no fundo em águas pouco profundas são os mesmos tipos de caracóis, amêijoas, vermes, mayflies, e caddisflies encontrados na maioria dos pequenos lagos. As águas profundas, porém, são o reino de alguns organismos que se encontram apenas nos lagos profundos e frios das latitudes do norte.

Que criaturas vivem no Lago Baikal?

Outras espécies terrestres em redor do Lago Baikal incluem ursos, renas, alces, javalis, veados da Sibéria, gamos, doninhas, ereminas, zibelinas e lobos. As martas americanas, importadas do Canadá, também vivem à volta do Lago Baikal, segundo a Baikal World Web. Mais de 50 espécies de peixes vivem no Lago Baikal, de acordo com a Baikal World Web.

Será que o Lago Baikal tem um monstro?

Agora, no caso da sua biodiversidade não o deslumbrar, eis outro facto peculiar: O Lago Baikal tem a sua própria versão do Monstro de Loch Ness, conhecido como “Lusud-Khan” (que se traduz para “Water Dragon Master”).

Deixe um comentário