Morder duramente porquinhos-da-índia?
As cobaias são animais dóceis, e raramente mordem sem causa. Tendem a ‘falar’ com os seus donos enquanto estão detidos, só para ver se é comestível! Estes são não mordidas duras, no entanto, e não magoe. Não é agressão, apenas curiosidade.
Porquinhos-da-índia mordem os seus donos?
As cobaias são animais muito dóceis, e é muito raro que mordam sem causa. Muitas cobaias vão falar com os seus donos enquanto estão a ser mantidas, e isto pode ser para obter sal dos seus dedos ou apenas para ver se é comestível! Isto não deve doer, e não é um sinal de agressão, apenas curiosidade.
Porque é que a minha cobaia me morde quando eu o agarro?
Como já foi mencionado, as cobaias não são normalmente agressivas, mas mordem se se sentirem ameaçados, intimidados, maltratados ou doentes. É claro que todos os porquinhos são diferentes, e enquanto uma cobaia pode gostar de ser acariciada, outra não.
Porquinhos-da-índia gostam de ser mantidos?
A maioria das cobaias gostam de ser mantidas quando confiam na pessoa que está a fazer a exploração e no ambiente em que estão a ser mantidas. Há cobaias que procurarão os seus donos para serem apanhados. Mas, algumas cobaias preferem não ser mantidas, mesmo que se tenham unido a si.
Porque é que o meu porquinho-da-índia me lambe e depois me morde?
Medo ou Desconforto
Uma cobaia pode mordiscar a sua mão como reacção ao medo ou à incerteza. Ao mordiscá-lo, ele está basicamente a transmitir a mensagem de que algo está errado. Talvez ele não goste da forma como lhe estás a acariciar as costas, e quer que pares — pronto.
É aceitável ter 1 cobaia?
Para resumir, uma cobaia pode viver sozinha, mas idealmente não deve. Isto porque são animais sociais que querem e precisam do companheirismo de outras cobaias. Um porquinho sozinho requer muito cuidado e interacção, razão pela qual os peritos recomendam manter pelo menos duas cobaias juntas.
Devo deixar o meu porquinho-da-índia morder-me?
Em ambos os casos, a mordedura parará quando envelhecerem, pois aprendem a não morder o seu humano e a conter.