As abelhas e os abelhões fazem ambos mel?
Enquanto ambos produzem mel, as abelhas não produzem um excedente de mel como as abelhas. Por conseguinte, os apicultores não recolhem mel de abelha para consumo.
Picadas ou picadas de abelhas?
Em geral, as abelhas são insectos pacíficos e só picam quando se sentem encurralados ou quando a sua colmeia é perturbada. Quando um abelhão pica, injecta um veneno na sua vítima. Só as abelhas (rainhas e operárias) têm um ferrão; os machos (zangões) não têm.
Pode uma abelha picá-lo?
As abelhas raramente picam. A hipótese de ser picado por uma abelha pode ser reduzida, evitando provocá-los ou torná-los agressivos. Antes de mais, é importante estar calmo quando se trabalha com abelhas. Não abanar os braços às abelhas, bater na colmeia, tocar ou segurar as abelhas, etc.
São amigos dos abelhões?
As abelhas são as espécies de abelhas mais simpáticas e gentis. Vivem em pequenas colónias, que são mais dóceis do que a abelha. Não há razão para ter medo de abelhas, pois elas normalmente só o picam se o ameaçar primeiro.
Pode fazer festas a um abelhão?
Pode fazer festas a uma abelha atraindo-a e deixando-a alimentar-se na palma da sua mão. É seguro usar suavemente um dedo para acariciar a abelha. No entanto, o movimento repentino de uma abelha pode causar-lhe um toque acidental no seu fundo ou ferrão. É mais fácil tentar fazer festas a abelhas machos do que a fêmeas.
Qual é o objectivo de uma abelha?
As abelhas são importantes polinizadores de plantas e culturas de floração selvagem. Na qualidade de forjadores generalistas, não dependem de nenhum tipo de flor. No entanto, algumas plantas dependem das abelhas para conseguir a polinização. A perda de abelhas pode ter impactos ecológicos de grande alcance devido ao seu papel de polinizadores.
Peidar abelhas?
Sim, as abelhas podem peidar-se tal como os humanos! As abelhas ingerem pólen que é passado para os seus estômagos de mel e intestino médio para ser digerido. A matéria digerida viaja para o intestino para ser expulsa como excremento, qualquer ar presente na matéria fecal no momento da expulsão tornar-se-á num peido de abelha.