O que as baleias e os seres humanos têm em comum?
Encontrou provas irrefutáveis de que os cetáceos têm traços sofisticados de comportamento social e cooperativo, semelhante a muitos encontrados na cultura humana. O estudo demonstra que estas características sociais e culturais estão ligadas ao tamanho do cérebro e à expansão cerebral — também conhecida como encefalização.
Como são as baleias diferentes dos humanos?
Enquanto às baleias faltam os lóbulos frontais em que os humanos se baseiam para a maior parte do seu pensamento complexo, têm grandes e bem desenvolvidas regiões cerebrais que não têm realmente uma contraparte humana. Alguns cientistas ainda sustentam que, como os cérebros das baleias são tão diferentes, não podem ser “inteligentes”.”
Pode um humano caber numa baleia azul?
Embora uma corcunda possa facilmente encaixar um humano dentro da sua enorme boca – que pode atingir cerca de 3 metros –é cientificamente impossível para a baleia engolir um humano uma vez dentro, de acordo com Nicola Hodgins of the Whale and Dolphin Conservation, a U.K. sem fins lucrativos.
O que é o animal mais barulhento do mundo?
Mas o mais barulhento é o cachalote. Faz uma série de ruídos de clique que podem atingir até 230 db tornando-o o animal mais barulhento do mundo.
Porque são as baleias tão inteligentes?
Cérebros de baleias e golfinhos contêm células cerebrais especializadas chamadas neurónios fusos. Estas estão associadas a capacidades avançadas como reconhecer, lembrar, raciocinar, comunicar, perceber, adaptar-se à mudança, resolver problemas e compreender. Por isso, parece que são pensadores profundos!
Quanto ADN é que o ser humano partilha com as baleias?
A julgar pelos dados apresentados num artigo recente da revista Nature, os seres humanos e as baleias parecem partilhar sobre 80% do seu ADN. Contudo, esta estimativa baseia-se em apenas 18 genes, e por várias razões estes genes podem não ser representativos do genoma como um todo.
Os humanos partilham ADN com as baleias?
Isto pode ser explicado pelo facto de que as baleias partilham uma ascendência comum mais recente com os seres humanos (Figura 4) do que fazem com os tubarões. Prevemos que a sua relação mais próxima significa que partilham mais características em comum, e as provas apoiam esta previsão.