As formigas podem viver 20 anos?
Em quase todas as espécies de formigas, a rainha vive a mais longa de todas elas. Algumas rainhas podem viver até aos 15 anos de idade, enquanto outras foram mesmo registadas como 28! Trabalhadores e soldados também tendem a ser de longa duração. Em algumas colónias, estes dois grupos podem sobreviver até 7 anos servindo a sua sociedade através de um serviço leal.
Uma formiga pode viver 29 anos?
As formigas trabalhadoras vivem durante alguns meses de cada vez, trabalhando na colónia e estando ao serviço da sua rainha até passarem. E finalmente, uma rainha de formigas pode viver muitos anos, alguns até 30 anos de idade!
As formigas sentem dor?
Há mais de 15 anos, investigadores descobriram que os insectos, e as moscas da fruta em particular, sentem algo semelhante a uma dor aguda chamada “nocicepção”.” Quando encontram calor extremo, frio ou estímulos fisicamente nocivos, reagem, muito da mesma forma que os humanos reagem à dor.
As formigas têm miolos?
O cérebro de cada formiga é simples, contendo cerca de 250.000 neurónios, em comparação com os milhares de milhões de um humano. No entanto, uma colónia de formigas tem um cérebro colectivo tão grande como o de muitos mamíferos”. Alguns especularam que uma colónia inteira poderia ter sentimentos.
As formigas ficam tristes?
Crescer sozinho parece um pouco triste, mas para algumas formigas pode ficar muito pior do que isso. Partes do seu cérebro acabam atrofiadas, e o seu comportamento transforma-as em párias sociais para a vida.
Porque é que as formigas transportam formigas mortas?
As formigas transportam lá os seus mortos a fim de se protegerem a si próprios e à sua rainha da contaminação. Este comportamento tem a ver com a forma como as formigas comunicam umas com as outras através de produtos químicos. Quando uma formiga morre, o seu corpo liberta um químico chamado ácido oleico.
Fazer com que as formigas recolham os seus mortos?
As colónias de formigas têm empresas especializadas para a tarefa. Levam geralmente os seus mortos para uma espécie de cemitério ou levam-nos para um túmulo dedicado dentro do ninho. Algumas formigas enterram os seus mortos. Esta estratégia é também adoptada pelas térmitas que formam uma nova colónia quando não podem dar-se ao luxo de transportar cadáveres.